1º Festival de Cinema de Paulo Afonso celebra memórias submersas e resistências do Sertão

Paulo Afonso, receberá em breve um evento inédito que nasce como homenagem às cidades e territórios submersos pelas barragens do Rio São Francisco. A primeira edição do Festival de Cinema de Paulo Afonso.
Mais do que exibir filmes, o festival é um convite à reflexão: sobre memória, impacto ambiental, deslocamentos forçados e, sobretudo, resistência cultural.
Com espírito de reencontro com histórias que foram apagadas pela água e a modernização, o festival abre espaço para diálogos e narrativas surgidas no próprio Sertão. É um ato simbólico de valorização dos modos de vida, das lembranças e da voz das comunidades atingidas.
Destaques da programação
Mostra Sertões Inundados: compila filmes que abordam — com sensibilidade e profundidade — os efeitos das barragens, os deslocamentos de populações e as transformações sociais e ambientais ainda vividas no Sertão.
Mostra Outros Sertões: propõe uma expansão do olhar, apresentando obras que retratam outras realidades do Sertão, com diferentes recortes regionais e temáticos.
Muito além da tela, o Festival de Cinema de Paulo Afonso é também um espaço de empoderamento cultural — uma porta aberta para que comunidades, cineastas e protagonismos locais contem suas histórias e resistam através da arte.
Por meio do cinema, o evento propõe pensar, sentir e, de fato, transformar — valorizando o cinema que nasce no Sertão e dialoga com suas ancestralidades, desafios e forças.
O Festival é uma realização da Produtora pauloafonsina Espelho Lunar com o apoio da Prefeitura de Paulo Afonso, do Governo do Estado e do Governo federal, através do PNAB do Ministério da Cultura.
COMENTÁRIOS